SUDESC

Em cooperação com a SIE, Sudesc sedia missão do Banco Mundial em Santa Catarina

Entre os dias 3 e 6 de fevereiro de 2025, a Superintendência de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas de Santa Catarina (Sudesc) sediou missão do Banco Mundial dedicada às ações de mobilidade da Região Metropolitana de Florianópolis (RMF). A missão teve como objetivo avançar no detalhamento das ações de mobilidade urbana que serão desenvolvidas no projeto Pró-Rodovias SC – Estrada Boa. 

A Sudesc iniciou os trabalhos da missão apresentando os estudos e documentos que detalham aspectos técnicos sobre os projetos dos sistemas de transporte metropolitano terrestre e aquaviário, assim como o sistema BRT. Durante as apresentações também foram discutidos aspectos sobre a transição da frota de ônibus para tecnologias verdes. Em conjunto com consultores técnicos especializados do Banco Mundial e da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) foi desenvolvido um Plano de Ação para os projetos de Mobilidade Urbana na RMF, com o objetivo de otimizar investimentos e esforços garantindo a efetividade das ações.

No último dia da missão, foi realizada uma reunião entre representantes do Banco Mundial, secretários do Governo do Estado e prefeitos de municípios da Região Metropolitana (Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça), onde foi apresentado e acordado o Plano de Ação para a mobilidade metropolitana, contemplando também o desenvolvimento da componente do transporte aquaviário.

O presidente da Sudesc, Rafael Biff, pontua que a reunião também teve como objetivo engajar os municípios perante as ações do projeto. “A missão buscou contextualizar e aproximar os municípios, desde o início, das atividades de implementação dos projetos. Foi acordado que a Sudesc, em parceria com a SIE e o Banco Mundial, irá atuar no desenvolvimento das atividades propostas, em particular no desenvolvimento dos termos de referência para contratação de especialistas e na execução da matriz origem-destino com base em dados móveis”, explicou o presidente.

A missão, que foi liderada por Carlos Bellas Lamas (Especialista sênior em transportes) e Tais Fonseca Medeiros (Especialista de transportes), contou com a participação de Gabriel Pereira Caldeira (Consultor em transportes) e Bernardo Lima Serra (Consultor em transportes). Também participaram da missão representantes da Superintendência de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas de Santa Catarina (Sudesc), da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), da Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan), da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e técnicos e representantes das prefeituras da RMF.