SUDESC

Sudesc sedia Reunião ordinária do CODERF em setembro

A Sudesc sediou, no dia 23 de setembro, a Reunião Ordinária do Comitê de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (CODERF), no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD). A reunião foi conduzida pela vice-presidente do CODERF, Luana Schmitt Montero.  

A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE/SC), Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan), Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), Floripamanhã, Prefeituras de São José, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos e Biguaçu. Também participaram da reunião os gestores da Sudesc, Rafael Biff, Alexandre Fossari e Alcino Caldeira, junto ao reforço técnico recentemente integrado à entidade por meio de edital de chamada pública Fapesc/Sudesc.   

Entre os temas pautados na reunião, foram debatidos a retomada do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), a continuidade do Projeto CITInova II, o projeto de mobilidade da RMF e os próximos passos das atividades realizadas no âmbito das Câmaras Temáticas de Mobilidade e Gestão Territorial e Comissão Especializada de Acompanhamento do Projeto CITinova II.

O presidente da Sudesc, Rafael Biff, enfatizou a relevância do PDUI como um instrumento de planejamento essencial para a região metropolitana. “Este é um momento estratégico para avançarmos na construção do PDUI, consolidando um instrumento técnico e colaborativo capaz de orientar o desenvolvimento da Região Metropolitana. O PDUI representa uma oportunidade concreta de estruturar uma agenda integrada, incremental e de longo prazo para o território metropolitano”. 

Na reunião, a coordenadora do Projeto CITInova II, Nathalia Minari, apresentou a iniciativa aos novos membros do CODERF e destacou a relevância do Comitê para o êxito do projeto. “É fundamental para a continuidade do projeto que sejam formadas as comissões especializadas. Essas comissões, formadas por pessoas indicadas por representantes do CODERF, têm o papel de analisar os documentos, propor contribuições e promover o diálogo com seus municípios, fortalecendo de forma colaborativa a construção do projeto”, ressaltou Nathalia.