Sudesc participa do lançamento do Projeto CITInova II em Florianópolis
No dia 30 de setembro, a equipe da Sudesc participou do lançamento do CITinova II em Florianópolis, uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento sustentável em regiões metropolitanas brasileiras. O evento foi realizado na sede da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis).
O CITinova II é um projeto que busca promover ações de planejamento metropolitano integrado e de investimentos em tecnologia urbana inovadora no Brasil. Financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o projeto tem como agência implementadora do recurso, a Divisão de Clima e Divisão de Biodiversidade do PNUMA. A execução do projeto se dá numa parceria entre do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atuando como agência executora, juntamente com FUNBIO e PNUMA Brasil, como agências co-executoras.

A Sudesc foi uma das entidades convidadas a integrar a programação do evento, contribuindo com uma apresentação que abordou os marcos legais que regulam as Regiões Metropolitanas. Durante a apresentação, o presidente da Sudesc, Rafael Biff, destacou que as entregas do Projeto CITInova II têm o potencial de impulsionar a execução dos principais objetivos da Região Metropolitana de Florianópolis (RMF). Segundo ele, “o projeto promove a cooperação entre diferentes níveis de governo, a integração entre órgãos e entidades da região e o uso racional do território e dos recursos naturais e culturais, contribuindo para reduzir desigualdades e aprimorar as condições da gestão metropolitana”, explicou Rafael Biff.
O projeto é dividido em quatro componentes de atuação. São eles: o fortalecimento da governança metropolitana dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Florianópolis (RMF), a produção de um Sistema de dados geoespaciais metropolitanos, a elaboração de um Plano metropolitano de ação climática e a construção de uma Estratégia metropolitana e Plano de Ação para a Biodiversidade
O lançamento contou com a participação do Diretor Nacional do Projeto CITinova II, Osvaldo Luiz Leal de Moraes, o Coordenador Nacional do Projeto CITinova II e servidor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), David Peixoto, uma gestora do Ministério das Cidades, Larissa Oliveira e a Coordenadora Técnica Metropolitana do Projeto CITinova II, Nathalia Minari (PNUMA) e o Diretor Executivo da Granfpolis, Marius Bagnati.
Sudesc realiza reunião de alinhamento sobre componentes do projeto
Anteriormente ao evento de lançamento do projeto, na manhã do dia 30, a Sudesc recebeu Dr. Osvaldo Luiz Leal de Moraes (CITinova II), David Peixoto (MCTI), Larissa Oliveira (MCID), Nathalia Minari (PNUMA), Thobias Furlanetti (Seplan), Clodine Ribeiro Alves (Seplan) para uma reunião de alinhamento sobre as entregas das componentes do projeto CITInova II.
