SUDESC

Sudesc recebe Seminário do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM)

Nos dias 28 e 29 de maio de 2024, a Sudesc recebeu o Seminário do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM). O evento, que ocorreu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD), reuniu representantes de órgãos metropolitanos de diversos estados, especialistas internacionais, membros do Ministério das Cidades e acadêmicos vinculados ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Durante o seminário, além da reunião ordinária do FNEM, foram debatidos temas cruciais para a governança interfederativa, com foco nas necessidades legislativas e no fortalecimento do Estatuto da Metrópole. Dessa forma, as discussões visaram identificar desafios e soluções para a gestão eficiente das regiões metropolitanas, promovendo um essencial intercâmbio técnico e político para o desenvolvimento dessas áreas.

Sudesc recebeu Seminário do FNEM

Gilson Santos, presidente do FNEM e diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Governo do Paraná, enfatizou a relevância do encontro para o progresso das políticas metropolitanas no Brasil. Ele destacou: “O FNEM é uma oportunidade ímpar para discutirmos as necessidades legislativas e as melhores práticas de governança interfederativa. O intercâmbio de experiências entre os diferentes estados e países fortalece a construção de soluções compartilhadas para as regiões metropolitanas brasileiras”.

Evento foi sediado pela Superintendência de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas de Santa Catarina (Sudesc) e

Com ciclo de encontros em vários estados brasileiros, nesta edição do evento, a Região Metropolitana de Florianópolis (RMF) foi palco do Seminário . “Integrar as funções públicas de interesse comum em ações e  políticas públicas efetivas no âmbito das governanças interfederativas, é um desafio e uma necessidade crescente evidenciada pelos eventos climáticos recentes. É uma honra para a RMF receber este importante encontro e contribuir para o fortalecimento das políticas metropolitanas”, afirmou Rafael Biff, presidente da Sudesc.

O FNEM

O FNEM , tem como missão criar espaços de diálogo e intercâmbio técnico-político entre as entidades metropolitanas. Seu objetivo é auxiliar na construção de soluções compartilhadas e na gestão das funções públicas de interesse comum, promovendo o fortalecimento institucional das regiões metropolitanas em todo o país.